Dia Mundial sem Tabaco

Em 1987, foi criado pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, o Dia Mundial Sem Tabaco, para alertar e conscientizar as pessoas a respeito das doenças e mortes evitáveis que são causadas pelo tabagismo.

Você sabia que o cigarro mata aproximadamente 200 mil pessoas por ano no mundo? A causa das mortes é principalmente por problemas relacionados a respiração.

A grande maioria dos fumantes diz que o cigarro ajuda a aliviar as tensões do dia a dia, porém, alegam também que o estresse no trabalho acaba aumentando a vontade de consumir o tabaco. Isso pode ser explicado pela ansiedade causada pela dependência química do produto.

Em consequência dessa ansiedade, a pessoa começa a realizar diversas pausas no trabalho para fumar, e essas pausas podem afetar o trabalho em equipe e a rotina a própria produtividade.

Quem fica ao lado de uma pessoa que está fumando também é prejudicado, pois se tornam fumantes passivos. Ficar exposto à fumaça do cigarro, inalando a substância proveniente dela, pode aumentar o risco de diversas doenças, desde simples bronquite crônica e alergias, até complicações cardíacas, enfisemas, redução da capacidade respiratória e câncer de pulmão.

Principalmente para pessoas que trabalham exercendo esforços físicos constantes, o cigarro diminui drasticamente a produtividade, pois afeta a capacidade pulmonar, ocasionando diminuição do fôlego e da resistência física.

A conscientização é muito importante para demonstrar a todos os problemas que o cigarro traz, tantos físicos quanto psicológicos, para quem fuma e também para quem fica próximo.