Dia Nacional do Café

Hoje, dia 24 de Maio é comemorado o Dia Nacional do Café, e você sabia que o cafezinho durante o expediente de trabalho pode aumentar a produtividade?

Seja durante uma pausa no trabalho, no horário do almoço ou até nas reuniões, naqueles momentos que percebemos que não estamos suficientemente concentrados e precisamos despertar.

Por aumentar a liberação de dopamina, hormônio conhecido por estimular as atividades cerebrais, o café traz disposição para produzir mais.

O estímulo que a cafeína causa no organismo é bem rápido e permite o aumento quase que imediato na concentração, além disso, por agir diretamente no sistema nervoso central, ao ingerir a cafeína, quase que instantaneamente temos a sensação de que estamos menos cansados e com menos sono.

Estudo realizados pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou que fazer aquela pausa com os colegas para tomar um café, além de ser prazeroso, acaba auxiliando no produtividade do trabalho, não só pelo descanso, mas também pelos efeitos que o café produz no corpo das pessoas.

Mas lembre-se de evitar excessos e de não consumir o café em jejum, pois é um líquido de propriedades ácidas.